sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Busque a vitória e a glória

“É muito melhor arriscar-se em coisas grandiosas, em busca da vitória e da glória, mesmo estando sujeito à eventuais derrotas, do que formar fila com os pobres de espírito, que vivem na penumbra cinzenta da vida, que não conhecem derrotas e tampouco vitórias.”
(Adaptação da frase de Roosevelt)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Alguém que te prejudica é um anjo?

Exatamente aquela pessoa que parece estar te prejudicando é um anjo na sua vida.
Quantas vezes deparamo-nos no trabalho, na família e até mesmo nas entidades que possuem os mais belos propósitos, com pessoas que parecem querer prejudicar-nos? Apesar de você nunca ter feito nada contra aquela determinada pessoa, que pode ser seu chefe, colega de trabalho, irmão ou até mesmo seu pai, dá a impressão que te persegue e faz você sofrer, podendo até causa-lhe algum prejuízo financeiro, sem falar, é claro, no grande dano emocional. Como entender esta situação e não cair na perigosa armadilha da superficialidade da atitude mental equivocada?

A maioria das pessoas, quando submetidas à situação acima, apesar de não verbalizarem, acabam ficando profundamente ressentidas contra aquelas pessoas que fizeram-lhe o “mal”; e, inconscientemente, se apegam àquela carga de negatividade, repleto de ressentimentos, mágoas e ódio. Naturalmente, com tamanho peso para carregar, a sua vida não consegue deslanchar-se e a pessoa acaba ficando ainda mais ressentida, aumentando, ainda mais, a carga negativa. Este círculo vicioso tende a piorar até a pessoa bater no fundo do poço, a menos que tenha um pensamento iluminador.

No filme da vida, o mais difícil é fazer o papel de “bandido”, pois fazer o papel de “mocinho” é muito mais fácil e é uma delícia fazer. Alguém na sua vida precisa tirar você da zona de conforto, pois na zona de conforto não há progresso. Este alguém é um anjo na sua vida que irá fazer o papel do “mal”, mesmo estando sujeito a ser odiado e repugnado. Afinal, o papel deste “ator” da sua vida é ajudar você a mudar, sair do seu casulo e transformar a sua vida. Ocorre que, muitas vezes, você ainda não consegue entender isso naquele momento onde parece que o seu corpo e sentimentos sofrem, enquanto que sua alma está regozijando por estar evoluindo.

Portanto, agradeça aquele “ator” (ou atriz) que está ajudando a promover uma grande transformação na sua vida para elevar você para o próximo nível. Afinal, ele (ou ela) é um verdadeiro anjo na sua vida que veio para cumprir esta missão como colega de trabalho, irmão, pai ou alguém de seu relacionamento para te ajudar a ser uma pessoa melhor. Ao fazer isso, você irá experimentar a verdadeira alegria da sua alma que este anjo irá te proporcionar através desta transformação da sua vida. Apenas esta mudança de atitude e sentimento irá escancarar as portas para uma grande mudança positiva na sua vida. Sucessos!

sábado, 23 de fevereiro de 2008

O meu maior presente

Hoje é um dia muito especial para mim – é o dia de meu aniversário -. O maior presente que ganhei foi a benção da vida. Sou o quinto filho dos seis filhos que os meus pais tiveram. A diferença de idade entre todos os meus irmãos é inferior a 2 anos, exceto entre o meu irmão imediatamente acima de mim e eu, que é de 4 anos. Existe uma razão e uma história que preciso contar para vocês que explica esta diferença.

Meus pais viviam num sítio, na pequena cidade de Presidente Bernardes, interior do Estado de São Paulo, e tinham 4 filhos ainda muito pequenos. Meu pai que sempre trabalhou diligentemente, de repente, começou a sentir uma dormência nas pernas e ele passou a ter dificuldades para caminhar e dirigir trator para realizar os trabalhos da lavoura. A cada dia, a sua situação só piorava e as quedas, devido a fraqueza das pernas, tornaram frequentes, até que teve que ser hospitalizado. Ao ouvir o diagnóstico médico, descobriu-se que a doença dele era algo muito mais sério.

Distrofia muscular progressiva. Esta era a doença incurável, até mesmo nos dias de hoje, que meu pai havia contraído. Os médicos de Presidente Prudente disseram que nada poderiam fazer e o encaminharam para São Paulo para que fosse submetido ao tratamento de radioterapia. Apesar de todo esforço médico, a doença avançava e a paralisia que começou nas pernas já atingia a parte inferior da barriga de meu pai. Espetando progressivamente uma agulha, os médicos descobriram que, do umbigo para baixo, não havia mais nenhuma sensibilidade. Foi neste momento, que uma terrível sensação tomou conta de minha mãe, ainda jovem, com o seu marido já desenganado pelos médicos, à beira da morte e com 4 filhos pequenos para criar. E, quando tudo parecia perdido, surgiu uma luz.

Minha mãe tinha uma Sutra Sagrada que ela havia ganhado da dona da pensão de Presidente Prudente, onde eles ficaram, por alguns dias, na fase inicial da doença de meu pai. Na derradeira tentativa de salvar o meu pai da morte que parecia certa, minha mãe lançou-se à leitura da Sutra Sagrada, dia e noite, com todas as forças da sua alma, a ponto de até deixar de alimentar-se. Por vezes, ela acordava ainda debruçada sobre a Sutra Sagrada. Ela já não mais sentia nem mesmo o seu próprio corpo. Após alguns dias de leitura fervorosa da Sutra Sagrada, um milagre aconteceu.

Os próprios médicos não acreditavam no que estavam vendo. A doença de meu pai começou a regredir, inexplicavelmente. Pelo menos para a medicina. Depois de algumas semanas, o meu pai já conseguia caminhar, apoiando-se em minha mãe. Pouco meses depois, o meu pai já estava totalmente curado e retornava às suas atividades, para surpresa de todos.

Sou o primeiro filho que nasceu, após esta doença “incurável” de meu pai. Por isso, a cada aniversário meu, comemoro, na realidade, a grande benção da vida que recebi, graças ao amor de minha mãe e a força da Sutra Sagrada. O meu maior e melhor presente é a VIDA! Por isso, sou eternamente grato à minha mãe, ao meu pai e ao ensinamento da Seicho-No-Ie que me proporcionaram o milagre da VIDA.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Palestra para Jovens

Palestra proferida na Convenção Nacional dos Jovens - Audio - 30 min.
Acesse o link abaixo e faça o download do arquivo.

http://www.fileshost.com/en/file/34238/Milton-m4a.html

Muito obrigado e bom proveito.

Quando a atividade profissional não vai bem

Você já se deparou com a seguinte situação? Uma pessoa correta, esforçada e muito dedicada no seu trabalho, mas, apesar de tudo isso, a vida profissional não é bem-sucedida? Não é raro encontrarmos pessoas nesta situação. As vezes, até pensamos: - “é uma injustiça - uma pessoa tão esforçada encontrar-se numa situação tão complicada!”. Por que isso ocorre? Qual é a causa desta situação?

Há alguns anos, fui procurado por um empresário do interior do estado do Paraná. Ele, aos cinquenta e poucos anos de idade, sentia-se um homem fracassado. Estava enfrentando sérias dificuldades financeiras na sua empresa. Na realidade, ele nunca havia experimentado prosperidade na sua vida profissional. Sempre algum problema, que escapava do seu controle, acabava levando-o a ter prejuízos. Ao conversar com este empresário, pude sentir, em sua fisionomia, o sabor amargo da derrota para um homem que passou a vida toda trabalhando diligentemente, mas que nada dava certo para ele. Durante a conversa, descobrimos o motivo!

Foi como uma sessão de regressão. De repente, o empresário lembrou-se quando tinha 8 anos de idade. Ele, com muito afinco, preparava-se para a festinha de final-do-ano para, juntamente com os seus colegas, fazer uma apresentação para os pais e professores.
Finalmente, chegou o grande dia da apresentação. Os pais dos seus amiguinhos estavam lá, se espremento entre a platéia, para assistir a apresentação de seus filhos. Mas, o pai deste empresário não estava. Ele tinha tido algum compromisso profissional e não pôde comparecer na festinha. A partir daí, algo mudou na relação com o seu pai. Ele colocou em seu coração que o seu pai não o amava. Pensava que o seu pai era diferente dos pais dos seus amiguinhos. Seu relacionamento com o seu pai foi só piorando até que, um dia, resolveu sair de casa e tentar a sorte por sua conta. Com o seu coração cheio de mágoas tentou em vão lutar para ser alguém na vida. Mas sempre alguma força maior o impedia de conquistar o seu sucesso. Chegando no fundo do poço, descobriu algo que, como num passe de mágica, mudou a sua vida.

Descobriu que o seu pai sempre o amou. Apenas, naquela época, de educação mais rígida, ele não sabia manifestar de forma mais aberta este amor. Ao pedir perdão por ter sido um filho tão ingrato e equivocadamente revoltado, começou a chorar copiosamente, arrependido. Em seguida, sentiu um grande alívio, como se um enorme peso tivesse sido retirado de suas costas, após mais de quarenta e cinco anos. Recomendei para agradecer ao seu pai que sempre o amou de verdade.

Soube, meses depois, que a situação melhorou significativamente para este empresário que descobriu que é impossível ter sucesso profissional carregando mágoas contra o seu pai. Portanto, uma condição sine qua non para o sucesso profissional é amar e agradecer sempre ao seu pai.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Dê uma promoção para si mesmo

O sonho de todos os trabalhadores é construir uma belíssima carreira profissional e chegar lá no topo da companhia. Como ter sucesso profissional num mercado de trabalho em grandes e profundas transformações? Veja, a seguir, algumas dicas de como chegar lá.

Para cada posição dentro de uma organização existem os requerimentos do cargo e o ocupante do cargo com as suas capacitações. Numa condição normal, existe uma situação de equilíbrio entre os requerimentos do cargo e o seu ocupante. Quando o ocupante está aquém das exigências do cargo, em geral, três medidas são tomadas: a) Treinamento & Desenvolvimento/orientação Profissional; b) Job rotation (rodízio) para tentar encontrar uma outra função que melhor se adeque ao perfil do profissional; c) Substituição por um outro profissional. Falemos também da outra situação de desequilíbrio entre o ocupante da posição e as exigências do cargo.

Quando o profissional está acima das necessidades do cargo, a empresa precisa “corrigir” através da adequação para um novo cargo. Isso significa promoção para um cargo superior. Obviamente, tudo dependerá da existência de vaga/posição e de orçamento. O importante é que você estará lá a espera da promoção. Tudo é uma questão de tempo. A questão fundamental é que você pode criar o “desequilíbrio” entre as exigências do cargo e a capacitação do ocupante de modo a criar uma situação em que a empresa terá de fazer os ajustes organizacionais. Como você pode pro-ativamente fazer isso?

Como tudo na vida, faça mais do que esperam de você. Não se limite a entregar apenas aquilo que está combinado. Procure exceder as expectativas e encantar as pessoas. Ao acordar de manhã, pense: “Hoje, inovar alguma coisa. Vou melhorar alguma coisa. Vou aprender algo novo. Vou agregar valor à minha empresa.” Vá trabalhar com ânimo e alegria. Seja pro-ativo. Faça diferença na vida das pessoas da sua empresa, dos seus clientes, parceiros e fornecedores. Jamais faça comentários que desanimam as pessoas. Jamais apresente pretextos por não ter feito o que tinha sido combinado. Seja ousado. Paute o seu trabalho pensando sempre no que é melhor para a sua empresa. Pense, aja e produza resultados como se já ocupasse um cargo superior ao seu. E então a sorte irá sorrir para você. Sorte é estar preparado para a oportunidade quando ela surgir. Crie você a oportunidade!

Oração do Vencedor

Eu sou Filho de Deus!
Eu sou Espírito!
Eu sou Eterno!
Eu sou Indestrutível!
Eu sou Imortal!
Eu sou Inatingível!
Eu sou um Vencedor!
Onde quer que eu vá, vencerei infalivelmente!

Para quem perder o emprego

Você está preparado para dar a volta por cima, quando perder o emprego?
A perda do emprego é uma das experiências mais traumáticas que uma pessoa pode enfrentar na vida. Só não é pior que a perda de um ente querido. Todas as pessoas, inclusive você, estão sujeitas a serem demitidas um dia. O fantasma do desemprego ronda qualquer pessoa que esteja trabalhando.

O mundo globalizado tem provocado grandes e rápidas mudanças na dinâmica do emprego. Fusões e incorporações têm sido cada vez mais frequentes no mundo corporativo. A competição cada vez mais acirrada obriga as empresas a se reinventarem e reestruturarem a cada dia. E o resultado deste processo é que você pode perder o emprego, mesmo sendo um bom profissional. A sua atitude diante deste fato vai determinar se você irá mergulhar numa profunda depressão e perder a sua auto-estima ou irá fazer desta nova situação o passo decisivo para transformar a sua vida para melhor. Tudo irá depender só de você! Ou seja, da sua atitude mental!

Jamais cometa o grande equívoco de ser dominado pelo sentimento de raiva, indignação e achar que foi injustiçado. É muito comum alguém dizer: - “a partir de agora, não quero mais trabalhar para ninguém! Não quero mais ter chefe. Eu vou cuidar do meu próprio nariz“. E, assim com o dinheiro da rescisão e do fundo de garantia, abre-se um negócio que, certamente irá fracassar e perder todo o dinheiro investido. Um negócio erigido sobre os pilares de tanta negatividade não terá a sustentação para o sucesso. Por outro lado, a pessoa demitida pode ter um outro tipo de sentimento. Pode achar que é uma pessoa incompetente, inútil e perder totalmente a auto-confiança. É óbvio que é um momento delicado na sua vida e é inevitável que um turbilhão de coisas passam pela sua cabeça. Mas jamais perca a cabeça! A hora é de buscar a serenidade. É preciso ter um novo posicionamento mental para que você faça deste limão uma bela limonada.

Muito bem. Mãos à obra. Pegue um papel em branco e faça um risco no meio e divida em duas colunas: aspectos positivos e aspectos negativos. Em seguida, relacione todos os aspectos positivos e os aspectos negativos que o emprego anterior te proporcionou. Você irá perceber que a coluna dos aspectos positivos é muito mais longa, pois afinal, você pôde com o dinheiro que ganhou comprar muitas coisas, pagar cursos, viajar, etc.; fez muitas amizades e desenvolveu profissionalmente. Portanto, ao invés de ter um sentimento de revolta e ingratidão, é de fundamental importância que agradeça profundamente a empresa e as pessoas que contribuiram contigo durante o período que esteve trabalhando lá. Agradeça e mentalize que a sua missão naquela empresa terminou e que agora irá iniciar uma nova etapa da sua vida profissional e que algo muito melhor está por acontecer. Ao trocar os sentimentos negativos pelo sentimento de gratidão você irá abrir o seu coração para receber um novo desafio profissional que irá levar você para um patamar mais elevado. E, comece já a agradecer por isso, pois somente coisas boas virão, com certeza!