domingo, 10 de fevereiro de 2008

Dê uma promoção para si mesmo

O sonho de todos os trabalhadores é construir uma belíssima carreira profissional e chegar lá no topo da companhia. Como ter sucesso profissional num mercado de trabalho em grandes e profundas transformações? Veja, a seguir, algumas dicas de como chegar lá.

Para cada posição dentro de uma organização existem os requerimentos do cargo e o ocupante do cargo com as suas capacitações. Numa condição normal, existe uma situação de equilíbrio entre os requerimentos do cargo e o seu ocupante. Quando o ocupante está aquém das exigências do cargo, em geral, três medidas são tomadas: a) Treinamento & Desenvolvimento/orientação Profissional; b) Job rotation (rodízio) para tentar encontrar uma outra função que melhor se adeque ao perfil do profissional; c) Substituição por um outro profissional. Falemos também da outra situação de desequilíbrio entre o ocupante da posição e as exigências do cargo.

Quando o profissional está acima das necessidades do cargo, a empresa precisa “corrigir” através da adequação para um novo cargo. Isso significa promoção para um cargo superior. Obviamente, tudo dependerá da existência de vaga/posição e de orçamento. O importante é que você estará lá a espera da promoção. Tudo é uma questão de tempo. A questão fundamental é que você pode criar o “desequilíbrio” entre as exigências do cargo e a capacitação do ocupante de modo a criar uma situação em que a empresa terá de fazer os ajustes organizacionais. Como você pode pro-ativamente fazer isso?

Como tudo na vida, faça mais do que esperam de você. Não se limite a entregar apenas aquilo que está combinado. Procure exceder as expectativas e encantar as pessoas. Ao acordar de manhã, pense: “Hoje, inovar alguma coisa. Vou melhorar alguma coisa. Vou aprender algo novo. Vou agregar valor à minha empresa.” Vá trabalhar com ânimo e alegria. Seja pro-ativo. Faça diferença na vida das pessoas da sua empresa, dos seus clientes, parceiros e fornecedores. Jamais faça comentários que desanimam as pessoas. Jamais apresente pretextos por não ter feito o que tinha sido combinado. Seja ousado. Paute o seu trabalho pensando sempre no que é melhor para a sua empresa. Pense, aja e produza resultados como se já ocupasse um cargo superior ao seu. E então a sorte irá sorrir para você. Sorte é estar preparado para a oportunidade quando ela surgir. Crie você a oportunidade!

Nenhum comentário: