domingo, 10 de fevereiro de 2008

Para quem perder o emprego

Você está preparado para dar a volta por cima, quando perder o emprego?
A perda do emprego é uma das experiências mais traumáticas que uma pessoa pode enfrentar na vida. Só não é pior que a perda de um ente querido. Todas as pessoas, inclusive você, estão sujeitas a serem demitidas um dia. O fantasma do desemprego ronda qualquer pessoa que esteja trabalhando.

O mundo globalizado tem provocado grandes e rápidas mudanças na dinâmica do emprego. Fusões e incorporações têm sido cada vez mais frequentes no mundo corporativo. A competição cada vez mais acirrada obriga as empresas a se reinventarem e reestruturarem a cada dia. E o resultado deste processo é que você pode perder o emprego, mesmo sendo um bom profissional. A sua atitude diante deste fato vai determinar se você irá mergulhar numa profunda depressão e perder a sua auto-estima ou irá fazer desta nova situação o passo decisivo para transformar a sua vida para melhor. Tudo irá depender só de você! Ou seja, da sua atitude mental!

Jamais cometa o grande equívoco de ser dominado pelo sentimento de raiva, indignação e achar que foi injustiçado. É muito comum alguém dizer: - “a partir de agora, não quero mais trabalhar para ninguém! Não quero mais ter chefe. Eu vou cuidar do meu próprio nariz“. E, assim com o dinheiro da rescisão e do fundo de garantia, abre-se um negócio que, certamente irá fracassar e perder todo o dinheiro investido. Um negócio erigido sobre os pilares de tanta negatividade não terá a sustentação para o sucesso. Por outro lado, a pessoa demitida pode ter um outro tipo de sentimento. Pode achar que é uma pessoa incompetente, inútil e perder totalmente a auto-confiança. É óbvio que é um momento delicado na sua vida e é inevitável que um turbilhão de coisas passam pela sua cabeça. Mas jamais perca a cabeça! A hora é de buscar a serenidade. É preciso ter um novo posicionamento mental para que você faça deste limão uma bela limonada.

Muito bem. Mãos à obra. Pegue um papel em branco e faça um risco no meio e divida em duas colunas: aspectos positivos e aspectos negativos. Em seguida, relacione todos os aspectos positivos e os aspectos negativos que o emprego anterior te proporcionou. Você irá perceber que a coluna dos aspectos positivos é muito mais longa, pois afinal, você pôde com o dinheiro que ganhou comprar muitas coisas, pagar cursos, viajar, etc.; fez muitas amizades e desenvolveu profissionalmente. Portanto, ao invés de ter um sentimento de revolta e ingratidão, é de fundamental importância que agradeça profundamente a empresa e as pessoas que contribuiram contigo durante o período que esteve trabalhando lá. Agradeça e mentalize que a sua missão naquela empresa terminou e que agora irá iniciar uma nova etapa da sua vida profissional e que algo muito melhor está por acontecer. Ao trocar os sentimentos negativos pelo sentimento de gratidão você irá abrir o seu coração para receber um novo desafio profissional que irá levar você para um patamar mais elevado. E, comece já a agradecer por isso, pois somente coisas boas virão, com certeza!

Nenhum comentário: