domingo, 17 de fevereiro de 2008

Quando a atividade profissional não vai bem

Você já se deparou com a seguinte situação? Uma pessoa correta, esforçada e muito dedicada no seu trabalho, mas, apesar de tudo isso, a vida profissional não é bem-sucedida? Não é raro encontrarmos pessoas nesta situação. As vezes, até pensamos: - “é uma injustiça - uma pessoa tão esforçada encontrar-se numa situação tão complicada!”. Por que isso ocorre? Qual é a causa desta situação?

Há alguns anos, fui procurado por um empresário do interior do estado do Paraná. Ele, aos cinquenta e poucos anos de idade, sentia-se um homem fracassado. Estava enfrentando sérias dificuldades financeiras na sua empresa. Na realidade, ele nunca havia experimentado prosperidade na sua vida profissional. Sempre algum problema, que escapava do seu controle, acabava levando-o a ter prejuízos. Ao conversar com este empresário, pude sentir, em sua fisionomia, o sabor amargo da derrota para um homem que passou a vida toda trabalhando diligentemente, mas que nada dava certo para ele. Durante a conversa, descobrimos o motivo!

Foi como uma sessão de regressão. De repente, o empresário lembrou-se quando tinha 8 anos de idade. Ele, com muito afinco, preparava-se para a festinha de final-do-ano para, juntamente com os seus colegas, fazer uma apresentação para os pais e professores.
Finalmente, chegou o grande dia da apresentação. Os pais dos seus amiguinhos estavam lá, se espremento entre a platéia, para assistir a apresentação de seus filhos. Mas, o pai deste empresário não estava. Ele tinha tido algum compromisso profissional e não pôde comparecer na festinha. A partir daí, algo mudou na relação com o seu pai. Ele colocou em seu coração que o seu pai não o amava. Pensava que o seu pai era diferente dos pais dos seus amiguinhos. Seu relacionamento com o seu pai foi só piorando até que, um dia, resolveu sair de casa e tentar a sorte por sua conta. Com o seu coração cheio de mágoas tentou em vão lutar para ser alguém na vida. Mas sempre alguma força maior o impedia de conquistar o seu sucesso. Chegando no fundo do poço, descobriu algo que, como num passe de mágica, mudou a sua vida.

Descobriu que o seu pai sempre o amou. Apenas, naquela época, de educação mais rígida, ele não sabia manifestar de forma mais aberta este amor. Ao pedir perdão por ter sido um filho tão ingrato e equivocadamente revoltado, começou a chorar copiosamente, arrependido. Em seguida, sentiu um grande alívio, como se um enorme peso tivesse sido retirado de suas costas, após mais de quarenta e cinco anos. Recomendei para agradecer ao seu pai que sempre o amou de verdade.

Soube, meses depois, que a situação melhorou significativamente para este empresário que descobriu que é impossível ter sucesso profissional carregando mágoas contra o seu pai. Portanto, uma condição sine qua non para o sucesso profissional é amar e agradecer sempre ao seu pai.

4 comentários:

Alex Dal Piva disse...

Este texto, faz-me relembrar de sua palestra na cidade de Chapeco, qdo da implantação da ABSIB de Chapeco.
Milton, poderia me fornecer seu email para podermos ter contato.

Milton Yuki disse...

Prezado Alex,
Aí vai o meu e-mail:

yuki.milton@gmail.com

Um grande abraço.
Milton Yuki

Unknown disse...

Parabéns, Milton.

Desejo a você muito sucesso!!!!

Abraços
Ronize
Gramado

Anônimo disse...

boa noite muito obrigado!
caro milton yuki,queria lhe dizer que eu adorei suas aulas no ciclo de estudos da prosperidade,e que tambem eu gostei muito de você!
muitissimo obrigada por voce vir aqui em MG!
atenciosamente:paloma(menina que estava mexendo no nootbook)
e vou deixar meu e-mail para voce se poder mandar as fotos que tiramos(palomamotai@hotmail.com)tambem é msn.muito obrigaga!
beijos e abraços e boa sorte!